Dinâmica da Célula / Dinâmica de Grupos para Células JAC

DINÂMICA DA CÉLULA

Ministração do livro Escada de Sucesso – Pr. César Castelhanos

Toda célula deve passar por um processo que vai da sua formação até a multiplicação em outras doze.

Lugar da reunião

Casas, escritórios e em qualquer lugar onde possa haver uma reunião semanal com um grupo pequeno. O dia e a hora devem ser conforme a conveniência do Líder de Célula e do Anfitrião

Duração: 1 hora

O que teremos na célula?

  1. Uma palavra de boas vindas
  2. Oração inicial
  3. Tempo para testemunho
  4. Ensino da Palavra de Deus
  5. Apelo
  6. Oração pelas adversidades
  7. Oração de despedida

Boas Vindas

À medida que as pessoas forem chegando à célula, o líder, o anfitrião e demais componentes devem cumprimentar calorosamente mostrando amor e interesse.

Apresentação

As pessoas novas devem ser apresentadas às demais, de modo a haver familiarização. O ambiente da célula deve ser de amizade.

Início

Este é o momento em que o líder deve se dirigir ao grupo, de um modo bem natural dizendo da sua alegria pela presença de todos e dando-lhe as boas vindas.

Objetivo

É importante criar um ambiente agradável, estreitar laços levando sempre o bem-estar comum.

Ensino

Esse é um momento muito importante,em que Deusfala através de Sua Palavra escrita, A Bíblia Sagrada. Jesus disse: “As palavras que eu vos falo são espírito e vida”. (João 6:63)

Propósitos

  1. Conversão
  2. Edificação
  3. Formação de caráter
  4. Formação de caráter
  5. Formação de valores

Material

Estudos realizados ou autorizados pelo seu Pastor ou Apóstolo. Se você não tem esse material a mensagem do domingo pode ajudar. Leve sempre papel e caneta para a igreja.

Conclusão

Nunca deixe faltar a unção de Deus na sua célula, ela quebrará todo o jugo e fará a diferença.

SUGESTÕES PARA UMA CÉLULA EFICAZ

  1. SEJA PONTUAL
  2. ESTEJA BEM TRAJADO, LIMPO E COM BOM HÁLITO
  3. SEJA EDUCADO E GENTIL, NUNCA INCOVENIENTE
  4. DÊ OPORTUNIDADES A OUTROS
  5. RECONHEÇA COM GRATIDÃO O ANFITRIÃO
  6. FALE NUM TOM DE VOZ AGRADÁVEL
  7. ORE ANTES DA CÉLULA. (O QUE VAI ACONTECER LÁ JÁ ACONTECEU NO SEU QUARTO)
  8. MOTIVE QUE TRAGAM VISITANTES SEMPRE
  9. NÃO SINTA RECEIO DE ORAR PARA QUE OCORRAM MILAGRES
  10. MANTENHA SEU TESTEMUNHO SEMPRE ELEVADO
  11. NÃO PEÇA DINHEIRO AOS MEMBROS DA CÉLULA
  12. EVITE ATITUDES QUE SEJAM MAL INTERPRETADAS (EXEMPLO: A MENINA QUE DISSE QUE TINHA FEITO LIGADURA.)
  13. NUNCA ACONSELHE MULHERES SEM A COMPANHIA DE SUA MULHER. SE FOR SOLTEIRO PEÇA AJUDA A OUTRA IRMÃ DA IGREJA.
  14. NÃO DELEGUE TAREFAS PARA QUEM NÃO OBEDECE A COMANDOS
  15. NÃO CONTE O SEGREDO COMPARTILHADO PARA OUTROS A NINGUÉM
  16. NÃO RECEBA COMENTÁRIOS NEGATIVOS SOBRE OS MEMBROS DA CÉLULA.
  17. SEJA UM EXEMPLO DE FÉ PARA TODOS OS MEMBROS, POIS SEM FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS.

 

 

DINÂMICAS DE GRUPOS PARA CÉLULA

Filhos da Visão

01 – Dinâmica das Varinhas

Material a ser usado: Um feixe de 16 varinhas (pode-se usar palitos de
churrasco)

Objetivo: União do grupo. A fé como força que pode agregar, unir e dar
resistência às pessoas.

1. Pedir que um dos participantes pegue uma das varinhas e a quebre. (o que
fará facilmente).

2. Pedir que outro participante quebre cinco varinhas juntas num só feixe
(será um pouco mais difícil).

3. Pedir que outro participante, quebre todas as varinhas que restaram, se
não conseguir, poderá chamar uma outra pessoa para ajudá-lo.

4. Pedir que todos os participantes falem sobre o que observaram e
concluíram.

5. Terminar com uma reflexão sobre a importância de estarmos unidos.

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02 – Dinâmica: A palavra que transforma

OBJETIVO : Fazer o grupo refletir de que forma assimilamos a PALAVRA DE DEUS
em nossas vidas.

MATERIAL : um bolinha de isopor, um giz, um vidrinho de remédio vazio, uma
esponja e uma vasilha com água.

DESENVOLVIMENTO : · Explicar que a água é a Palavra de Deus e os objetos somos nós. · Dê um objeto para cada pessoa. · Colocar 1º a bolinha de isopor na água. · Refletir : o isopor não
afunda e nem absorve a água. Como nós absorvemos a Palavra de Deus ? Somos também impermeáveis ? · Mergulhar o giz na água. · Refletir : o giz retém
a água só para si, sem repartir. E nós? · Encher de água o vidrinho de remédio. Despejar toda
a água que ele se encheu. · Refletir : o vidrinho tinha água só para passar para os outros, mas sem
guardar nada para si mesmo. E nós ? · Mergulhar a
esponja e espremer a água. · Refletir: a esponja
absorve bem a água e mesmo espremendo ela
continua molhada.

ILUMINAÇÃO BÍBLICA : Is 40,8 ; Mt 7,24 ; 2Tm 3,16

03 – Dinâmica: Duas máscaras

Material: Folhas em branco, Canetas ou hidrocor,
Barbante de 50 cm, Tesoura.

Desenvolvimento : Cada participante recebe um
folha em branco. Em cada lado da folha desenha
uma máscara e escreve :

Lado 1 : Aquilo que acha que é. ( alegre, triste,
feio, bonito. ) ( Como me vejo )

Lado 2 : Escreve como os outros me vêem. ( 3
aspectos como os outros me vêem. )

Colocar a máscara no rosto do lado “como me
vejo”. Circular pelo ambiente lendo o que está
escrito na máscara dos outros e deixando que as
pessoas leiam o que está escrito na sua.

Após um tempo, mede-se o lado da máscara e
continua a circular, se conhecendo.

Partilhar em grupo como cada um acha que é, o que
os outros acham, etc…

04 – Dinâmica: Luz do mundo

Duração: aprox. 20 min;

Material: uma vela para cada participante,
ambiente escuro (ideal se for feito a noite ou em
sala que possa ter as janelas fechadas), fósforo
ou isqueiro, pedaços de papel, lápis ou caneta.,
durex ou barbante.

Sentados em circulo, sugerir que fechem os olhos
e façam uma oração silenciosa, por alguns
minutos; enquanto isso apague as luzes do
ambiente. Comentar sobre a escuridão do ambiente,
se é confortável ficar assim sentado no escuro, o
que eles fazem quando acaba a luz. O coordenador
acende uma vela e lê o texto de Mateus 5. 14-16
Perguntas: O que quer dizer este texto? Adianta
eu acender esta vela e colocá-la atrás de mim?
(coloque a vela acesa atrás de vc) Melhora se eu
colocar a vela a minha frente e mais para o alto?
(mostre a vela) E se cada um de nós tivesse uma
vela, ficaria mais claro? O coordenador levanta e
dá a cada participante uma vela, mas não acende.
Ficou mais claro? Não, por que? O que falta?
Cristo disse que ele era a luz do mundo, de que
luz ele está falando? Ele quer iluminar os cantos
escuros do mundo, como? Através de sua Palavra,
de seu amor, de sua morte na cruz. O coordenador
sugere que cada um acenda a vela do seu vizinho
dizendo algo sobre Cristo e ele começa colocando
a chama de sua vela na do vizinho do lado
(atenção com os cabelos e com pingar cera
derretida sobre as pernas), dizendo algo como:
“Cristo te ama” ou “Jesus quer que você seja Luz
do Mundo”, cada participante deve fazer o mesmo,
com o vizinho ao lado, falando uma frase
diferente. Agora ficou mais claro o nosso
ambiente, claro com a luz de Cristo. E o que
Cristo diz desta luz, ela deve ficar escondida? O
que nós devemos fazer com esta luz? Deixar um
momento de reflexão e oração; acender as luzes da
sala e apagar as velas. Pedir que falem sobre o
que pensaram e sugerir uma atividade para levar a
luz de Cristo para outros: Escrever num pedaço de
papel o versículo e a frase que lhe foi dita ao
acender a vela. atar o papel a vela, com durex ou
barbante (de forma que possa ler o escrito);
presentear esta vela aos pais ou a um amigo.

06 – Dinâmica: Auto confiança

Material: Venda para os olhos.

Desenvolvimento : Formar duplas com todo o grupo.

Em cada dupla, uma pessoa é vendada e a outra a
conduz para dar um passeio fazendo-a passar por
situações diversas ( se possível ) Escadas, por
meio de cadeiras.

Depois de alguns minutos, inverter os papéis.

No final, fazer uma avaliação : Como foi a
experiência, como se sentiu?, como foi ser
conduzido?, como foi conduzir?

“Devemos nos entregarmos nas mãos de Deus sem
medo, deixar Deus nos conduzir.”

07- Dinâmica do nó

Material: Não é necessário

Desenvolvimento : Os participantes de pé, formam
um círculo e dão as mãos. Pedir para que não se
esqueçam quem esta a seu lado esquerdo e direito.

Após esta observação, o grupo deverá caminhar
livremente. a um sinal do animador o grupo deve
para de caminhar e cada um deve permanecer no
lugar exato que está. Então cada participante
deverá dar a mão a pessoa que estava a seu lado (
sem sair do lugar, ou seja, de onde estiver ) mão
direita para quem segurava a mão direita e mão
esquerda para quem segurava a mão esquerda. (
como no início )

Com certeza, ficará um pouco difícil devido a
distância entre aqueles que estavam próximos no
início, mas o animador tem que motivar para que
ninguém mude ou saia do lugar ou troque o
companheiro com o qual estava de mãos dadas.

Assim que todos estiverem ligados aos mesmos
companheiros, o animador pede que voltem para a
posição natural, porém sem soltarem as mãos e em
silêncio. ( O grupo deverá desamarrar o nó feito
e voltar ao círculo inicial, movimentando-se
silenciosamente.) Se após algum tempo não
conseguirem voltar a posição inicial, o animador
libera a comunicação.

Enfim, partilha-se a experiência vivenciada. (
destacar as dificuldades. )

Obs : Sempre é possível desatar o nó
completamente, mas quanto maior for o grupo, mais
difícil fica. Sugerimos que se o grupo passar de
30, os demais ficam apenas participando de fora.

09 – Dinâmica: O BONECO
Objetivo: Fazer o grupo refletir de que forma assimilamos a PALAVRA
DE DEUS em nossas vidas.
Material: uma bolinha de isopor, um giz, um vidrinho de remédio
vazio, uma esponja e uma vasilha com água.
Descrição:
·  Primeiro se explica que a água é a palavra de Deus e que o objeto
somos nós, depois se coloca a água na vasilha, e alguém mergulha o
isopor, após ver o que ocorre com o isopor, mergulhar o giz, depois o
vidro de remédio e por último a esponja.
·  Explicar que a água é a Palavra de Deus e os objetos somos nós. Dê
um objeto para cada pessoa.
·  Colocar 1º a bolinha de isopor na água.
·  Refletir: o isopor não afunda e nem absorve a água. Como nós
absorvemos a Palavra de Deus? Somos também impermeáveis?
·  Mergulhar o giz na água.
·  Refletir: o giz retém a água só para si, sem repartir. E nós?
·  Encher de água o vidrinho de remédio. Despejar toda a água que ele
se encheu.
·  Refletir : o vidrinho tinha água só para passar para os outros,
mas sem guardar nada para si mesmo. E nós ?
·  Mergulhar a esponja e espremer a água.
·  Refletir: a esponja absorve bem a água e mesmo espremendo ela
continua molhada.
·  ILUMINAÇÃO BÍBLICA : Is 40,8 ; Mt 7,24 ; 2Tm 3,16

10 – Dinâmica: 30 SEGUNDOS

- Fonte: Grupo Caminhando na Fé
– Participantes: 10 a 30 pessoas
– Tempo Estimado: 30 minutos
– Modalidade: Debate.
– Objetivo: Estimular a participação de todos por igual nas reuniões
e evitar interrupções paralelas.
– Material: Nenhum.
– Descrição: O coordenador apresenta um tema a ser discutido pelo
grupo. Baseado neste tema, cada integrante tem trinta segundos para
falar sobre o assunto apresentado, sendo que ninguém, em hipótese
alguma, pode ultrapassar o tempo estipulado, ao mesmo tempo em que os
outros integrantes devem manter-se em completo silêncio. Se o
comentário terminar antes do término do tempo, todos devem manter-se
em silêncio até o final deste tempo. Ao final, a palavra o tema pode
ser, então, debatido livremente. O coordenador também pode desviar,
utilizando como tema, por exemplo, “saber escutar e falar”,
introduzir questões como:
* Sabemos respeitar e escutar (e não simplesmente ouvir) a opinião do
outros?
* Conseguimos sintetizar nossas opiniões de maneira clara e
objetiva?

16 – Dinâmica: COMPRIMIDO PARA A FÉ
Material a ser usado: Três copos com água. Três comprimidos
efervescentes. (aqueles com envelope tipo sonrisal)
Utilidade pastoral: Nós, Templo do Espírito Santo. A graça de Deus na
vida do cristão.
1. Colocar três copos com água sobre a mesa.
2. Pegar três comprimidos efervescentes, ainda dentro da embalagem.
3. Pedir para prestarem atenção e colocar o primeiro comprimido com a
embalagem ao lado do primeiro copo com água.
4. Colocar o segundo comprimido dentro do segundo copo, mas com a
embalagem.
5. Por fim, retirar o terceiro comprimido da embalagem e colocá-lo
dentro do terceiro copo com água.
6. Pedir que os participantes digam o que observaram.

17 – Dinâmica: COMUNICAÇÃO GESTICULADA
– Fonte: Grupo Caminhando na Fé
– Participantes: 15 a 30 pessoas
– Tempo Estimado: 30 minutos
– Modalidade: Comunicação Gestual.
– Objetivo: Analisar o processo de comunicação gestual entre os
integrantes do grupo.
– Material: Aproximadamente vinte fichas com fotografias ou desenhos
para serem representados através de mímicas.
– Descrição: O coordenador auxiliado por outros integrantes deve
encenar através de mímicas (sem qualquer som) o que está representado
nas fichas, cada qual em um intervalo de aproximadamente um minuto.
Os demais integrantes devem procurar adivinhar o que foi
representado. Em seguida, deve-se comentar a importância da
comunicação nos trabalhos e atividades do cotidiano, bem como do
entrosamento dos integrantes do grupo para que juntos possam até
mesmo sem se comunicar entender o que os outros pensam ou desejam
fazer.

19 – Dinâmica: EVANGELHO EM PEDAÇOS

- Fonte: Grupo Caminhando na Fé
– Participantes: 10 a 15 pessoas
– Tempo Estimado: 30 minutos
– Modalidade: Leitura da Bíblia e Debate.
– Objetivo: Estimular a procura e análise de passagens da Bíblia.
– Material: Papéis com pequenos trechos da Bíblia (partes de
passagens) com indicação do livro, capítulo e versículos.
– Descrição: Cada integrante recebe um trecho da Bíblia e procura
compreendê-lo. Para melhorar a compreensão do trecho, deve consultar
a passagem completa na Bíblia. Em seguida, os integrantes devem ler o
seu trecho e comentá-lo para o grupo. Ao final, é aberto o debate
sobre os trechos selecionados e as mensagens por eles transmitidas.

21 – Dinâmica: Somos criação de Deus e sofremos influência do mundo.

Duração: 30 min.
Material: papel e lápis suficiente para todos os participantes.
Sentado em círculo, cada um recebe uma folha e um lápis; escreve o nome e
faz um desenho que represente a si mesmo (pode ser boneco de
“palitinhos” ou com detalhes) deixar uns 2 a 3 minutos,
incentivar os preguiçosos e os tímidos. Observar o desenho: ele está pronto,
mais ou menos, o que vc gostaria de fazer?
Passar o desenho ao colega do lado direito, pedir que acrescente uma coisa
ao desenho, passar novamente para a direita, repetir o processo até chagar
novamente em suas mãos.
Observar o que foi acrescentado. Observar como podemos mudar, ser
influenciado por valores externos, por outras pessoas e pelos meios de
comunicação. Será que estamos realmente prontos? Será que temos convicção de
nossa fé e sobre nossa responsabilidade de construirmos aqui o Reino de
Deus. Estamos moldados mais voltados a Deus ou voltados os homens.
O que você acha que foi modificado no desenho que pode ajudar positivamente
e negativamente.

22 – Dinâmica: Ser Igreja/Grupo de Jovens

Duração: aprox. 15 min
Material: 1 bola inflável para cada participante.
Entregar uma bexiga a cada adolescente/jovem e pedir pra que eles brinquem
com as bolas, mas não as deixem cair.
Ir tirando, devagar, um a um do círculo, e perceber como aumenta a
dificuldade dos últimos para deixar tantas bexigas no ar.
Depois de terminada a dinâmica, incentivar o debate e explicar que a
igreja/grupo de jovens está dentro de cada um, e que todos devem participar,
pois cada um tem um lugar especial na igreja/grupo de jovens. A igreja/grupo
e jovens, assim como as bexigas não podem se sustentar no ar, isto é, de pé,
sozinha ou com poucas pessoas, ela/ele precisa de todos nós. Cada um de nós
é responsável pelo andamento da Igreja/Grupo de Jovens. Lembrando sempre que
ambos são corpo de Cristo.

24 – Dinâmica: Condutor Cego

Objetivo: Trabalhar a comunicação entre os membros dos grupos, estimular
pessoas
que falem
pouco e pessoas ouvem pouco a participarem e contribuirem mais.
Material: Algumas cadeiras de rodas (uma por dupla) alguns obstáculos
(mesas, cadeiras, panos molhados, vasos de planta, etc).
Preparação: Quem estiver assessorando os trabalhos deve tentar identificar
ou o grupo pode identificar as pessoas que tenham dificuldades para
expressar
suas opiniões e pessoas que tenham dificuldade em ouvir as opiniões  dos
demais membros do grupo.
É preciso criar um caminho com início e final, várias alternativas de caminho
(não criar um curral) e espalhar os obstáculos, podemos criar um competição
(ver qual dupla chega primeiro ou espalhar objetos para que sejam
recolhidos
e contados ao final)
Tempo:  10 min mais avaliação
Procedimento: “aqueles que falam pouco” devem ficar sentados nas cadeiras e
com pés e mão atados, “os que ouvem pouco” devem estar vendados e devem ser
girados antes de assumirem a condução da cadeira.  Depois reunir todos e
avaliar a atuação de cada um.

Nome: Como eu me vejo e como vocês me vêem

meses)
Objetivo: Comparar como as pessoas se vêem e como são vistas pelas outras
pessoas do grupo
Material: papel, lápis e borracha.
Tempo: Meia hora
Procedimento: Cada membro deve ter duas folhas de papel, uma para que ele se

descreva e outra para que os demais o descrevam, depois cada membro deve
fazer seus “retratos” e compará-los
Reflexão: Será que sou o que pareço ser? Será que sou o que quero ser?

25 – Dinâmica:  Olá, como vai?

Objetivo: “quebrar o gelo”
Material: nenhum
Tempo: 1 hora  (dependendo do número de pessoas é possível dividir em
grupos e cada grupo realizar a sua dinâmica)

Procedimento: Formar um círculo, com todos os participantes, pedir que cada

um e apresente e procure conversar alguns minutos com a pessoa a sua
esquerda e a sua direita. Pedir que todos mudem de posição aleatoriamente e

pedir que após a mudança novamente se apresentem e conversem um pouco e
falem sobre as duas pessoas com quem falaram antes. Depois cada membro fala

em plenário, em no máximo 3 minutos, se apresenta e fala sobre as 4 pessoas

às quais se apresentou.

26 – Dinâmica: Roda Viva
Objetivos:
1- Debater um tema e desenvolvê-lo de forma participativa.
2-Envolver a todos do grupo no debate.
3-Falar sobre o que cada um sabe a respeito de um assunto.
4-Saber expor e ouvir.
Passos:
1- Fazer dois círculos, um de frente para o outro, de pé.
2- O círculo de dentro fica parado no lugar inicial e o círculo de fora gira
para a esquerda, a cada sinal dado pelo animador ou coordenador do grupo.
3- Cada dupla fala sobre o assunto colocado para reflexão, durante dois
minutos, sendo um minuto para cada pessoa.
4- O Círculo de Fora vai girando até chegar no par inicial.
5- Depois deste trabalho, realiza-se um plenário, onde as pessoas apresentam
conclusões, tiram dúvidas, complementam idéias.
6- Complementação do assunto pelo coordenador.
Observações:
1- O assunto deve ser preparado pelo coordenador, com antecedência.
2- Os participantes do grupo devem pesquisar e fazer leituras prévias sobre
o assunto.
Avaliação:
– O que descobrimos sobre o assunto?
– Como nos sentimos durante a dinâmica?
– O que foi positivo?
– Que ensinamentos podemos tirar para o grupo?

27 – Dinâmica:  Juri Simulado
Objetivos:
1- Estudar e debater um tema, levando todos os participantes do grupo se
envolverem e tomar uma posição.
2- Exercitar a expressão e o raciocínio.
3- Desenvolver o senso crítico:
Participantes: (Funções)
Juiz: Dirige e coordena o andamento do júri.
Advogado de acusação: Formula as acusações contra o réu ou ré.
Advogado de defesa: Defende o réu ou ré e responde às acusações formuladas
pelo advogado de acusação.
Testemunhas: Falam a favor ou contra o réu ou ré, de acordo com o que tiver
sido combinado, pondo em evidência as contradições e enfatizando os
argumentos fundamentais.
Corpo de Jurados: Ouve todo o processo e a seguir vota: Culpado ou inocente,
definindo a pena. A quantidade do corpo de jurados deve ser constituido por
número impar: (3, 5 ou 7)
Público: Dividido em dois grupos da defesa e da acusação, ajudam seus
advogados a prepararem os argumentos para acusação ou defesa. Durante o
juri, acompanham em silêncio.
Passos:
1- Coordenador apresenta o assunto e a questão a ser trabalhada.
2- Orientação para os participantes.
3- Preparação para o júri.
4- Juiz abre a sessão.
5- Advogado de acusação (promotor) acusa o réu ou ré (a questão  em pauta).
6- Advogado de defesa, defende o réu ou a ré.
7- Advogado de acusação toma a palavra e continua a acusação.
8- Intervenção de testemunhas, uma de acusação.
9- Advogado de defesa, retoma a defesa.
10- Intervenção da testemunha de defesa.
11- Jurados decidem a sentença, junto com o juiz.
12- O público, avalia o debate entre os advogados, destacando o que foi bom,
o que faltou.
13- Leitura e justificativa da sentença pelo juiz.
Avaliação:
– Que proveito tiramos da dinâmica?
– O que mais nos agradou?
– Como nos sentimos?
– O que podemos melhorar?

28 – Dinâmica:  Cochicho
Objetivos
1- Levar todos do grupo a participar de uma discussão.
2- Colher opiniões e sugestões de um grupo, e sondar-lhes os interesses.
3- Criar uma atmosfera informal e democrática durante um estudo, debate.
4- Dar oportunidade para a troca de idéias dentro de um grupo.
5- Ajudar as pessoas a se libertarem das suas inibições.
6- Obter rapidamente idéias, opiniões e posições dos participantes  de um
grupo.

Componentes:
1- Coordenador: orientar e encaminhar o trabalho
2- Secretário: anota no quadro ou papelógrafo, as idéias dos participantes
3- Público: participantes do grupo.

Passos
1- coordenador expõe de forma clara uma questão, solicitando idéias do
grupo;
2- Coordenador divide o grupo de 2 em 2 ou 3 em 3 (depende do número de
participantes do grupo)
3- Formados os grupos, passam a trabalhar. Cada grupo tem 2, 3 ou 4 minutos
para expor suas idéias, sendo um minuto para cada participante.
4- Uma pessoa de cada grupo expõe em plenário,. a síntese das idéias de seu
grupo.
5-  O secretário procura anotar as principais idéias no quadro, ou num
papelógrafo.
6- O coordenador faz um comentário geral, esclarece dúvidas.
7- Alguém do grupo pode fazer uma conclusão.

Avaliação
1- O que aprendemos?
2- O que descobrimos em relação ao grupo?
3- O que precisamos aprofundar sobre este assunto?

29 – Dinâmica:   ENTREVISTA
Objetivos
1- Obter conhecimentos, informações ou mesmo opiniões atuais a respeito de
um tema.
2- Utilizar melhor os conhecimentos de um especialista sobre o tema.
3- Obter mais informações em menos tempo.
4- Tornar o estudo de um tema, mais dinâmico.
Componentes:
1- Coordenador (O próprio coordenador do grupo)
2- Entrevistado (Pessoa versada no tema de interesse do grupo)
3- Auditório (os demais participantes do grupo)

Passos:
1- coordenador apresenta em breves palavras, um tema, deixando várias
dúvidas sobre o mesmo. (proposital)
2- Coordenador levanta com o grupo, a possibilidade de completar o
conhecimento através de entrevista junto a pessoas que são estudiosas do
assunto.
3- O grupo define o entrevistado.
4- O grupo, orientado pelo coordenador prepara as perguntas para a
entrevista.
5- Convite ao entrevistado
6- Representante do grupo faz as perguntas.
7- Auditório vai registrando as respostas.
8- Coordenador possibilita comentários sobre as respostas dadas pelo
entrevistado.
9- Coordenador faz uma síntese de todo o conteúdo.
10- Discussão sobre o assunto.
11- Grupo (auditório) apresenta verbalmente, suas conclusões.

Avaliação
1- Para que serviu a dinâmica?
2- O que descobrimos através de entrevista?
3- O que gostaríamos de aprofundar sobre o assunto?

30 – Dinâmica:   – Dramatização
Objetivos
1- Criar condições para a participação psicológica em uma discussão.
2- Pesquisa um assunto e apresentá-lo, simuladamente.
3- Libertar a discussão da centralização numa pessoa
4- Facilitar a comunicação mostrando ao invés de apenas falar.
5- Dar calor e vida aos fatos estudados.
6- Comprovar as diversas formas de encarar uma situação-problema.
7- Desenvolver a sensibilidade

Componentes
1- Diretor de cena: Promove discussão, esforçando-se para que todos
participem dela.
2- Atores: Membros do grupo
3- Auditório: Outros membros da comunidade

Passos
1- Preparo
1.1- Estudo do tema: pesquisa, debate, etc
1.2- Prepara-se o assunto a ser dramatizado
1.3- Define-se personagens e suas características
1.4- Prepara-se os atores
1.5- Prepara-se o cenário
1.6- Prepara-se disfarces, etc.

2- Representação

3- Discussão
3.1 Atores avaliam a apresentação, destacando impressões, animação,
envolvimento, relações, aprendizagem, dificuldades.

31 – Dinâmica:   – Estudo do Meio
Objetivos
1- Entrar em contato com a realidade, através de seus múltiplos aspectos, de
maneira objetiva, ordenada e positiva.
2- Descobrir aspectos particulares do meio, através de presquisa e reflexão.
3- Compreender as causas de muitos fatos da vida individual e social.
4- Sensibilizar para o dever de prestar serviço à comunidade.
5- Incentivar o exercício da cidadania responsável.
Passos
1- Planejamento:
– Como conhecer nossa comunidade?
a) Descobrindo a necessidades, os interesses, os problemas, as aspirações,
as possibilidades, os hábitos, os costumes, como as pessoas se relacionam,
os recursos que a comunidade oferece, etc…
b) Para descobrir será necessário fazer visitas, observar, entrevistas,
dialogar, levantar dados.
Observação:
– Planejar roteiros de visitas, entrevistas, observações, levantamentos.
– Formar grupos
– Fazer cronograma para realização das tarefas.
– Distribuir as tarefas.
2- Execução/VER
– Realização das tarefas pelos grupos.
3- Apresentação
– Grupos apresentam resultados das entrevistas, observações, levantamentos,
etc.
4- Análise/Julgar
a) confrontar os dados com a proposta de Jesus Cristo.
b) Verificar o que não está de acordo.
5- Ação
a) Discutir sobre o que precisa ser feito para melhorar o meio.
b) Ver os recursos disponíveis
c) Projetar a ação ou ações necessárias.
6- Celebrar
– Preparar para iniciar a ação.
7- Realizar o projeto
8- Avaliar e celebrar os resultados.

32- Dinâmica:   – Painel
– Reunião de várias pessoas que estudaram um assunto e vão expor suas idéias
sobre ele, diante de um auditório, de maneira dialogada.

Objetivos
1- Conhecer melhor um assunto.
2- Tornar mais compreensivo o estudo de um tema que tenha deixado dúvidas.
3- Apropriar-se de um conhecimento, com a ajuda de várias pessoas.

Coordenador
– Coordenador do grupo com os componentes do painel organizam um roteiro de
perguntas que cubra todo o tema em pauta.
– Coordenador abre o painel, apresenta os componentes do painel. Seu papel é
lançar perguntas para que os componentes do painel, discutam sobre elas.
– Convida também o grupo (demais participantes do grupo) para participar,
lançando perguntas de seus interesses  ao final do tempo previsto, faz uma
síntese dos trabalhos e encerra o painel.

Componentes do painel
– Podem ser de 3 a 6. Podem ser membros do grupo que queriam estudar
(preparar) o assunto, ou pessoas convidadas. Sua função é discutir as
questões propostas, primeiro pelo coordenador e, depois, as que forem
propostas pelo grupo.

Grupo (platéia)
– Membros do grupo. Acompanha a discussão com atenção e preparam questão
para lançarem aos componentes do painel, para também serem discutidas.

Passos

1- Coordenador abre o painel, apresenta componentes, justifica a realização
do mesmo e orienta a participação.
2- O coordenador lança perguntas,  para serem discutidas, até esgotar o
roteiro preparado anteriormente. Sempre que necessário, o coordenador poderá
lançar outras perguntas fora do roteiro, para melhor esclarecer o assunto.
3- Ao terminar o roteiro, o coordenador pede a cada  componente do painel
que resuma suas idéias. Após, o coordenador pode ressaltar aspectos
importantes do assunto.
4- Coordenador convida o grupo (platéia) para fazerem perguntas aos
compomentes do painel.
5- Quando não tiver mais perguntas, o coordenador agradece os componentes do
painel e o grupo e encerra os trabalhos.

Avaliação

1- Que proveitos tiramos dessa dinâmica?
2- Como nos sentimos?
3- O que precisamos melhorar?

33 – Dinâmica:  –  Pesquisa
Objetvos
1- Obter conhecimentos, informações sobre problemas da realidade do lugar
onde vive.
2- Desenvolver o senso crítico sobre a realidade
3- Obter vários informes em pouco tempo.

Passos

1- Preparar um roteiro de  pesquisa, uma série de perguntas sobre algum
aspecto da comunidade (educação, religião, política, desemprego, violência,
etc)
2- Dividir o grupo em pequenos grupos. Cada pequeno grupo recebe uma cópia
do roteiro da pesquisa, o qual deverá ser respondido durante a semana,
através de entrevistas, jornais, revistas, TV, observações da realidade,
fotografias, etc.
3- Equipe de Coordenação recolhe as respostas e prepara uma síntese,
aproveitando ao máximo, os resultados trazidos pelos pequenos grupos.
4- Na reunião seguinte, apresenta a síntese para o grupo e abre-se um
debate, enriquecendo-o com fatos e acontecimentos do lugar, coma finalidade
de:
a) descobrir as causas dos problemas e pistas de solução.

AvaliaçÃo:

1- Que proveito nos trouxe o exercício?
2- Como nos sentimos depois de fazê-lo?

34 – Dinâmica:   –  Foto-Linguagem
Objetivos :
1- Estimular a observação, a participação e o debate dos componentes de um
grupo.
2- Ampliar a visão da realidade
3- Confrontar o projeto social com o projeto de Deus
4- Interpretar fotos

Passos:
1- Selecionar fotos que expressem a realidade (de revistas ou jornais)
2- Preparar um mural com fotos que representem cenas de certas situações da
vida.
3- Incentivar o grupo a observar as fotos.
4- Após observações colher as impressões do grupo.
5- Pedir a cada um que justifique as impressões sobre as fotos ou mural de
fotos.
6- Confrontar o contido nas fotos com a realidade estimulando um debate
sobre a mesma; através de perguntas como:
– Existem cenas semelhantes perto de nós?
– Por que isso está acontecendo?
– O que nós temos a ver com tal realidade?
– Qual é o apoio de Deus presente em cada situação?
7- Destacar atitudes não evangélicas e atitudes evangélicas nas fotos que
observamos ou na realidade onde vivemos.
8- Pesquisar textos bíblicos  que direta ou indiretamente se refira aos
fatos.
9- Levantar propostas do que é possível fazer para mudar situações
contrárias ao projeto de Deus.

Avaliação
1- Que proveito nos trouxe esta dinâmica (estudo/reflexão)?
2- Qual etapa  (parte) que mais nos agradaram?
3- O que descobrimos?

35 – Dinâmica:   –  Grupo de Verbalização X Grupo de Observação   (GV-GO)
Objetivos
1- Desenvolver a capacidade de ouvir o outro.
2- Desenvolver a capacidade de manifestar-se na vida.
3- Contribuir para a ampliação do conhecimento do outro.
4- Participar direta ou indiretamente de uma discussão.
5- Exercitar a elaboração de síntese.

Passos
1- Dividir a turma em dois sub-grupos, que formarão dois círculos. O círculo
interno será o da verbalização, que tem como tarefa, a discussão de um tema
proposto. O círculo externo será o de observação. À ele cabe a tarefa de
observar o processo de discussão e o conteúdo da mesma.
2- o Coordenador lança uma pergunta sobre o tema (capaz de provocar uma
discussão). Somenteo grupo interno poderá responder, discutindo o assunto.
3- Durante a dicussão, o grupo de observação, apenas registra idéias
esquecidas pelo grupo de verbalização, anota dúvidas, e outros pontos que
gostariam de falar.
4- Após 10 minutos de discussão, inverter os grupos.
5- Coordenador formula a mesma questão ou outra para que o grupo, de
observação agora na posição de verbalização, possa expressar idéias,
completar idéias do grupo anterior, exemplificar, etc.
6- Após 10 minutos formar uma grande círculo:
a) Fazer uma síntese dos pontos discutidos;
b) Tirar dúvidas;
c) fazer uma avaliação.

Observação:
– É responsabilidade do coordenador cuidar de:
1-  Formular bem as perguntas;
2- Ficar atento para que todos participem;
3- fazer com que o grupo de verbalização se expresse de maneira clara para
que todos possam ouvir suas opiniões;
4- fazer com que o grupo de observação fique absolutamente calado durante a
discussão do grupo de dentro;
5- Marcar o tempo e determinar a troca de posições;
6- Abrir o debate final no grupão;
7- Fazer a síntese final da discussão.

36  – Dinâmica:   –  Jornal Falado
Objetivos
1- Organizar informações sobre um determinado assunto
2- Desenvolver a expressão oral, o raciocínio, o espírito de cooperação e
socialização.
3- Sintetizar idéias  e fatos.
4- Transmitir idéias com pronúncia adequada e correta.
Passos:
1- Formar pequenos grupos.
2- O coordenador apresenta o tema para estudo,  pesquisa.
3- Cada grupo pesquisa e estuda o tema.
4- Cada grupo sintetiza as idéias do tema.
5- Elaboração das notícias  para apresentação, de forma bastante criativa.
6- Apresentação do jornal ao grupão.
Avaliação
1- Quais os momentos que mais nos agradaram?
2- Que ensinamentos podemos tirar para o grupo?

37  – Dinâmica:   –  Sociodrama
Objetivos
1- Refletir e comunicar um problema.
2- Desenvolver a sensibilidade para problemas vitais.
3- Conscientizar-se sobre atitudes positivas ou negativas diante de
problemas vitais.

Passos
1- Escolher um coordenador para dirigir o trabalho.
2- Escolher com o grupo um fato real, concreto, próximo à vida do grupo. Um
fato atraente e que apresente algum conflito. Cada um pode contar um fato.
Depois o grupo escolhe o mais atraente.
3- Definir o gênero (na arte dramática há dois gêneros básicos: a tragédia e
a comédia)
4- Construir a história. O grupo já tem um fato inspirador. Agora é preciso
construir uma história. Dependendo do tema do fato, pode-se fazer pesquisas.
5- Caracterizar os personagens: ao construir a história, é bom já ir
definindo os personagens principais. É preciso deixar claro as
caracteristícas de cada personagem na representação (ex.: dominante, astuto,
bobo, brincalhão, paternalista, etc). Observação: Não há necessidade de
muitos personagens em um sociodrama.
6- Armar o roteiro: É preciso ordenar as cenas das história. Definir bem o
que acontece em cada cena e os personagens que vão atuar nela. Cada
personagem ensaia o seu papel.
7- Organizar a apresentação: Preparar  o cenário, os disfarces para os
personagens, o fundo musical..
8- Realizar o sociodrama, fazendo os espectadores participarem. Dialogar com
os espectadores, reconstruindo a história, analisando a história, levantando
propostas para mudar o quadro.

Avaliação
1- Como nos sentimos?
2- Que ensinamentos podemos tirar da experiência?
3- Do que mais gostamos?

38 – Dinâmica:   – Quem sou eu?
Objetivo
Tornar os membros do grupo conhecidos rapidamente, num ambiente
relativamente pouco inibidor.

Passos
1- Cada um recebe uma folha com o título: “Quem sou eu?”
2- Durante 10 minutos cada um escreve cinco ítens em relação a si mesmo, que
facilitem o conhecimento.
3- A folha escrita será fixada na blusa dos participantes.
4- Os componentes do grupo circulam livremente e em silêncio pela sala, ao
som de uma música suave, enquanto lêem a respeito do outro e deixa que os
outros leiam o que escreveu a respeito de si.
5-Logo após reunir 2 a 3 colegas, com os quais gostariam de conversar para
se conhecerem melhor. Nesse momento é possível lançar perguntas que
ordinariamente não fariam.

Avaliação
1- Para que serviu o exercício?
2- Como nos sentimos?

39 – Dinâmica:  Cartão Musical.

Objetivo
1- Facilitar o relacionamento entre os participantes de um grupo.

Passos
1- Coordenador distribui um cartão, um lápis e um alfinete para cada
participante e pede que cada um escreva no cartão o nome e prenda-o na
blusa. (Não pode ser apelido)
2- Os participantes sentam-se em círculo. O coordenador coloca-se no centro
e convida os demais a cantar:
“Quando vim para este grupo, um(a) amigo(a) eu encontrei (o coordenador
escolhe uma pessoa) como estava ele(a) sem nome, de (nome da pessoa) eu o(a)
chamei.
Oh! amigo(a), que bom te encontrar, unidos na amizade iremos caminhar”(bis).
(Melodia: Oh, suzana!!)
3- O coordenador junta-se ao círculo e a pessoa escolhida, entoa a canção,
ajudada pelo grupo, repetindo o mesmo que o coordenador fez antes. E assim
prossegue o exercício até que todos tenham se apresentado.
4- A última pessoa entoa o canto da seguinte maneira:
“Quando vim para este grupo, mais amigos encontrei, como eu não tinha nome,
de …(cada um grita seu nome) eu o chamei.
Oh!  amigos(as), que bom nos encontrar, unidos lutaremos para o mundo
melhorar (bis)”

Avaliação
1- Para que serviu a dinâmica?
2- Como nos sentimos?

40 – Dinâmica:   – Apresentação através de desenhos

Destinatários: Grupos de jovens ou de adultos. Pode-se trabalhar em equipes.
Material: Uma folha para desenho e um lápis colorido ou caneta hidrocor para
cada participante.
Desenvolvimento:
1.Distribuiídos os materiais da dinâmica, o animador explica o exercício:
Cada qual terá que responder, atrvés de desenhos, à seguinte pergunta:
Quem sou eu?
Dispoem de 15 minutos para preparar a resposta.
2.Os participantes desenham sua resposta
3. A apresentação dos desenhos é feita em plenário ou nas respectivas
equipes. O grupo procura interpretar as resposta. Feita essa interpretação,
os interessados, por sua vez, comentam a própria resposta.
4.Avaliação da Dinâmica:
– O que aprendemos com este exercício?

41 – Dinâmica:   – Primeiros nomes, primeiras impressões

Objetivos:
– Conhecer os outros participantes do grupo.
– Descobrir o impacto inicial de alguém nos outros.
– Estudar fenômenos relacionados com primeiras impressões – sua precisão,
seus efeitos, etc.

Passos:
1- O coordenador pede aos participantes sentados em círculo que se
apresentem, dizendo seu nome e dois fatos marcantes de sua vida.
2- Coordenador pede que todos virem as costas (evitando que um veja os
outros) e escrevam ao mesmo tempo, o primeiro nome de todos os participantes
do grupo, à medida que deles se lembrem.
3- Voltando-se novamente para o grupo, procuram saber qual o nome, que ficou
esquecido na lista. Podem pedir que as pessoas indiquem mais um fato a fim
de melhor fazer a ligação com o nome.
4- O grupo discute os nomes, sentimentos ligados a eles, dificuldades que
sentiram para lembrar de todos, suas reações em não ser lembrados, etc.
5- O coordenador distribui outra folha em branco, na qual devem fazer a
lista dos nomes novamente, pedindo-lhes que acrescentem anotações em relação
à primeira impressão que tiveram das pessoas, deixando a folha anônima.
6- As folhas anônimas serão recolhidas, e o coordenador irá lê-las em voz
alta: Os membros poderão reagir sobre a precisão ou relatividade das
impressões, sobre o que sentiram, o que lhes surpreendeu, etc.
7- O grupo discutirá a precisão dos dados da primeira impressão, os efeitos
da mesma e suas reações sobre a experiência.
Avaliação:
– Como estamos nos sentindo?
– Do que mais gostamos?

42 – Dinâmica:  – Cartões  Postais
Objetivos
– Quebrar gelo
– Integrar os participantes do grupo.

Passos
1- O coordenador fixa cartões postais numerados num lugar visível ao grupo.
2- Coordenador  convida os presentes a observarem em silêncio os postais,.
escolhendo cada qual o que mais lhe agrada e também aquele de que menos
gosta. Cada um escreve no caderno, o porquê da escolha.
3- O grupo observa e escolhe os postais,  de acordo com a orientação do
coordenador.
4- No plenário, cada pessoa comenta sua escolha; em primeiro lugar, indicam
os postais que não lhes agradaram e, a seguir, aqueles de que mais gostaram.
Avaliação
– O que descobrimos acerca dos demais, através desse exercício?
– Como nos sentimos?

43  – Dinâmica:   – A foto Preferida
1- Objetivos:
– Começar a integração do grupo, partindo do conhecimento mútuo.
– Romper o gelo desde o princípio, a fim de desfazer tensões.
2- Destinatários: Grupos de jovens ou de adultos; se os participantes forem
numerosos, convém organizar-se em equipes.
3- Material: Oito fotografias tamanho pôster, numeradas, apresentando cenas
diversas, colocadas em lugar visível a todos.
3- Desenvolvimento:
– A motivação é feita pelo animador, com as seguintes palavras: “Em nossa
comunicação diária, nós nos servimos de símbolos para expressar coisas,
identificar pessoas, acontecimentos e instituições: neste momento, vamos
fazer algo semelhante”.
– Convida os presentes a observarem as fotografias em silêncio e escolher
aquela com que melhor se identificarem.
– A seguir, em equipe, cada qual indica a foto escolhida e faz seus
comentários sobre ela. Os demais participantes podem interverir, fazendo
perguntas.
4- Avaliação:
– Para que seviu o exercício?
– Como nos sentimos durante a experiência?

44 – Dinâmica:   – A Palavra Chave
1- Destinatários: Grupos de jovens ou de adultos. Pode-se trabalhar em
equipes.
2- Material: Oito Cartões para cada equipe. Cada um deles contém uma
palavra: Amizade, liberdade, diálogo, justiça, verdade, companheirismo,
bravura, ideal, etc. Os cartões são colocados em um envelope.
3- Desenvolvimento:
– O animador organiza as equipes e entrega o material de trabalho.
– Explica a maneira de executar a dinâmica. As pessoas retiram um dos
cartões (do envelope); cada qual fala sobre o significado que atribui à
palavra.
– A seguir, a equipe escolhe uma das palavras e prepara uma frase alusiva.
– No plenário, começa-se pela apresentação de cada equipe, dizendo o nome
dos integrantes e, em seguida, a frase alusiva à palavra escolhida.
5- Avaliação:
– Para que serviu o exercício?
– Como estamos nos sentindo?

45 – Dinâmica:   – Conhecer pelas Figuras
1- Objetivo:
– Conhecer pelas figuras.
– Quebrar gelo

2- Passos:
– Espalhar pela sala vários recortes de jornais, revistas, folhinhas,
propagandas, etc (as figuras devem ser as mais variadas possível, com temas
bem diferentes, para dar maiores possibilidades de escolha aos
participantes).
– Os participantes passam diante das figuras, observando-as atentamente. Uma
música de fundo para favorecer o clima.
– Dar tempo suficiente para conhecer todas as figuras, o coordenador dá um
sinal e cada participante deverá apanhar a figura que mais lhe chamou a
atenção.
– Formar pequenos grupos e cada participante vai dizer para seu grupo por
que ecolheu a figura.
– O grupo escolhe alguém para anotar a apresentação de cada um e expor em
plenário.
– Faz-se um  plenário onde o representante de cada grupo apresenta as
anotações e a figura que representa o pensamento do grupo.
– O coordenador faz um comentário final, aproveitando tudo o que foi
apresentado e chamando a atenção para aquelas figuras que estão mais
relacionadas.

3.Avaliação:
– Como nos sentimos ??
– Que proveito tiramos dessa dinâmica ??
RECREAÇÃO

46 – Dinâmica:   – Moisés no deserto

Passos
– O coordenador diz para o grupo, que ele representa Moisés no deserto.
– começa a andar no meio do grupo e diz para uns quatro ou cinco
participantes: “siga-me”.
– A pessoa convidada acompanha o Moisés.
– Feita a escolha, dirige-se ao meio do grupo e diz: “apresento-lhes os
camelos de Moisés.”

47 – Dinâmica:   – Labirinto
1. Destinatários: Grupos de Jovens
2. Material: uma bandeja e um vaso ou copo com água
3. Desenvolvimento:
– O grupo se divide em duas equipes, com igual número de participantes.
Tomando-se pelos braços, os integrantes de cada equipe formam um círculo. O
animador pede um voluntário de cada equipe e entrega-lhes a bandeja com um
vaso ou copo cheio de água. Ao ouvirem o sinal de partida, iniciam a corrida
por entre os companheiros, entrando e saindo do círculo. Retornando ao ponto
de partida, passarão a bandeja a outro companheiro que irá fazer o mesmo, e
assim sucessivamente, até que todos tenham participado. A equipe vencedora
será aquela que terminar primeiro, sem haver derramado água.
4- Avaliação:
– Para que serviu a dinâmica??

48 – Dinâmica:   – Confusão de Sapatos
1- Passos:
– Traçam-se 2 linhas paralelas  a uma distãncia de 10m.
– Atrás de uma das linhas, a de partida, ficam alinhados os participantes
– atrás da outra linha, ficam os sapatos dos participantes, todos
misturados, porém sem estarem amarrados ou abotoados.
– Ao sinal de partida, todos correm para a linha de chegada, e cada qual
procura calçar o seu sapato. Este deve ser amarrado ou abotoado, conforme a
necessidade. Em seguida, retorna-se à linha de partida.
– O primeiro que transpuser a linha de partida, devidamente calçado com o
seu sapato, será o vencedor.

49 – Dinâmica:  Festival de Máscara
1- Destinatários: Grupos de Jovens
2- Material: Um saco de papel bem grande e um número para cada pessoa
(evite-se que o material seja plástico).
3- Desenvolvimento:
– O animador distribui um saco de papel para cada participante, pedindo que
façam com ele uma máscara, deixando apenas dois buracos para olhar. O número
deverá ser afixado na altura do peito. Uma vez prontas as máscaras, o
animador apaga as luzes um momento, para que cada qual possa colocar a sua,
assim como o número. Ao se reacenderem as luzes, cada um terá que adivinhar
quem são os mascarados, anotando o nome e o número numa folha de papel. As
pessoas não podem falar. O vencedor será aquele que obtiver a maior
quantidade de acertos.
4- Avaliação:
– Para que serviu a dinâmica??

50 – Dinâmica:   – Varrendo Bolas
1- Destinatários: Grupos de Jovens ou adultos
2- Material: 15 bolas e uma vassoura para cada equipe (sendo as bolas de
cores diferentes para cada equipe).
3- Desenvolvimento:
– O animador divide o grupo em duas equipes, com igual número de
integrantes. Colocam-se em filas paralelas, na linha de partida; em frente a
elas, espalha-se uma quantidade de bolas. O primeiro representante de cada
fila recebe uma vassoura. Dado o sinal, saem varrendo as bolas até à meta e
depois passam a vassoura para a segunda pessoa, que deverá varrê-la da meta
para a linha de partida, e assim sucessivamente. A equipe vencedora será
aquela que primeiro terminar com a participação de todos os seus
integrantes.
4- Avaliação:
– Para que serviu a dinâmica ?

51 – Dinâmica:  9 – Mister Balão
1- Destinatários: Grupos de jovens ou de adultos.
2- Material: 15 Balões por equipe.
3- Desenvolvimento:
– O animador divide o grupo em equipes. Cada uma delas escolhe um
representante para o concurso de “Mister Balão”. A  um sinal do animador,
cada equipe procura “rechear” seu candidato até que fique repleto de balões.
Dispõem de três minutos para executá-lo. Ganha a equipe que conseguir
“rechear”seu representante com o maior número de balões. O exercício é
repetido por diversas vezes.
4- Avaliação:
– Para que serviu a dinâmica??

52 – Dinâmica:   – Corrida com bolas
1- Destinatários: Grupos de jovens ou de adultos.
2- Material: uma bola para cada pessoa; uma bandeja e um saco para cada
equipe.
3- Desenvolvimento:
– O animador divide o grupo em equipes, que se colocam em filas paralelas de
partida. Os primeiros representantes de cada equipe recebem, no menor tempo
possível, a bola sobre a bandeja até à meta. As bolas  que chegam a seu
destino são depositadas no saco. Logo a seguir, a segunda pessoa repete o
mesmo procedimento, e assim sucessivamente, até que todos os integrantes
tenham participado. Vence a equipe que terminar primeiro o transporte de
suas bolas.
4- Avaliação:
– Para que serviu a dinâmica ??

53 – Dinâmica:   – Inflando balões
1- Destinatários: Grupos de jovens.
2- Material: 15 balões para cada equipe e barbante ou linha para amarrar a
boca dos balões.
3- Desenvolvimento:
– O animador divide o grupo em equipes. Cada qual recebe uma qunatidade de
balões, sem ar. A um sinal do animador, e no espaço de dois minutos, as
equipes procuram inflar todos os seus balões. Ganha a equipe que conseguir a
maior quantidade.
4- Avaliação:
– Para que serviu a dinâmica??

54 – Dinâmica:  –  Meu Vizinho
Formação : todos em círculo
Desenvolvimento:
O animador começa o jogo dizendo : “O meu vizinho é …” ( aqui diz uma
qualidade ). Conforme  a letra que inicia a palavra dita, todos os outros
jogadores devem dizer palavras que se iniciem com a mesma letra. Por ex.,
se  o animador disser: “Meu vizinho é corajoso”, todos os demais  jogadores
dirão palavras com a letra “C”. Não podem repetir palavras. Terminada a
primeira rodada, o animador escolhe outra letra e assim por diante prossegue
o jogo.

AUXÍLIO PARA DIÁLOGO NO GRUPO
55  – Dinâmica:   – Escolha dos bichos “mais”
1- Objetivos:
– Cultivar uma boa convivência no grupo, na amizade e na verdade;
– Perceber as razões da falta de fraternidade e dos conflitos que surgem no
grupo de jovens, no grupo de trabalho;
– Rever as próprias atitudes, para tentar mudar.

2- Passos:
– Cada participante recebe um papel onde está escrito o nome de um bicho,
com algumas características, procurando interiorizá-las e expressá-las no
grupo em forma de dramatização.

Exemplo:
A Cobra: É traiçoira, perigosa, esperta e oportunista, envenena o grupo, é
fofoqueira e quer ver o circo pegar fogo.

O gato: Companheiro, prestativo, carinhoso, esperto.

A borboleta: Não é acomodada. Alegra o ambiente, integra.

O papagaio: Fala, fala, não fala nada que contribua. É inteligente, aprende
o que os outros fazem, tanto o bem como o
mal.

O cavalo: Dá patadas em todos.

O pavão: Fica sempre de leque aberto. Acha que é mais bonito, mais
inteligente, aquele que sabe mais.

O Boi: Sossegado, tranquilo, é esforçado e topa qualquer trabalho.

O pombo: Sempre se preocupa em conversar com os companheiros.

O urubu: Só vê carniça. É pessimista, descrente. Só gosta de coisa ruim.
Quer ver o grupo morrer.

A formiga: É operária, trabalhadeira, trabalha sempre em grupo.

Galinha d’Angola: Fala a mesma coisa o dia inteiro: “Tô fraco”. Não acredita
em si mesma, mas tem que falar.

O bicho preguiça: Vagaroso, preguiçoso. Nunca faz nada. Está sempre
“pendurado” nos outros.

- O animador verifica se todos compreendem os diferentes papéis (animais),
podendo acrescentar outros, se necessário.
– O animador observe que cada animal expressa características positivas ou
negativas. Nunca as duas juntas.
– Colocar em papelógrafo o comportamento dos animais e afixar na parede.

- Trabalho em grupo:
a) Quais desses animais encontramos em nosso ambiente de trabalho?
b) Analisar 3 bichos considerados mais importantes para o grupo.

- Plenário.

56 – Dinâmica:  – A jaula
1- Objetivos:
– Levar os participantes a analisar como se situam no mundo da família, da
escola, e da sociedade (rua);
– Procurar, em comum, atitudes que respondam à realização do jovem ou da
pessoa.

2- Passos:
– O desenho abaixo é entregue a todos, num folha de papel ofício e cada um,
individualmente, tenta interpretar os quadros, e descobrir:
– O que significa cada um deles?
– O que tem, cada quadro, a ver comigo?
– A partir deles, como me situo no espaço da minha família, na escola e na
sociedade?

- Depois de de 10 minutos:
a) fazer a partilha em pequenos grupos por aproximação;
b) como conciliar casa, escola, sociedade, montando assim uma grande “aldeia
fraterna”?

- Plenário:
– conclusões dos grupos e escrever no quadro-negro.
– Complementação por parte do coordenador.

32 comentários em “Dinâmica da Célula / Dinâmica de Grupos para Células JAC

  1. Graça e Paz amada! Amei as dinâmicas, vão ser muito útil a minha célula! Parabéns pela iniciativa, Jesus te abencoe! – Colatina-ES

  2. Oie Amei essas dinamicas, vai ser otima para minha célula, trabalho com adolescentas lá da escola, apezar de eu ter apenas 13 anos de idade. Mas vai ser otimo essas dinamicas, pois eles sao timidos d+, muito obrigado por te ajudado. Deus te abençoe e A paz do Senhor!!!

  3. Olha valeu mesmo pro partilhar as dinamicas eu como membro de liderança sempre levo as dinamicas e com esta paginas poderei diversificar tais
    Obrigado
    Fiquem na Paz!!

  4. gostei muito de todas as dinâmicas! Com certeza vou usar algumas quando eu for ministra
    a palavra! Um forte abraço a todos fiquem na paz!!!

    • Amém, Benção de Deus! Estamos prontos para soma e não para espalhar. Se tiver algum testemunho da sua Célula manda que eu posto
      Profeta Robson – Coordenador da JAC.

  5. Muito legal as dinâmicas! vou usa em minha célula de mulheres algumas e também quando for o dia de dirigir o culto co meu marido. Paz

    • Amém irmã que gostou. Sou o Líder dessa juventude tremenda. fique a vontade para posta o que você quiser.

      Forte abraço Profeta Robson
      Simões Filho – BA.

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